sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Faixa Etária: 4 à 6 anos de idade:

ORIENTAÇÕES PARA TRABALHO COM CRIANÇAS PEQUENAS



III - Faixa Etária: 4 à 6 anos de idade:
Aqui procuraremos dar sugestões práticas para seu trabalho; agora para criança de 4 a 6 anos de idade. Trabalhar com esses pequeninos(as) pode ser muito prazeroso. Basta "arregaçar as mangas", informar-se, preparar-se, preparar o material necessário e deixar que a direção de Deus atue e a imaginação voe! Não tenha medo de usar sua criatividade e experimentar coisas novas.
Nesta idade de 4 a 6 anos, as crianças já possuem um pouco de concentração, mas precisam expandir sua potencialidade. Por isso devemos proporcionar um ambiente e atividades agradáveis e favoráveis a esse desenvolvimento. Aqui estão algumas sugestões:

1 - ARRUMANDO NOSSO "NINHO":
Utilize trabalhos em grupo para ornamentar a sala. Procure ter algumas prateleiras para colocar brinquedos coloridos, caixas com livros de histórias, revistas, etc. As caixas deverão ser encapadas da forma mais alegre possível. Nesta faixa etária eles já produzem bastante. Por isso, aproveite essa disposição e faça exposição dos trabalhos ao final de cada unidade.

2 - REUNINDO NOSSA ARTE:
Você poderá comprar ou confeccionar pastas ou envelopes onde semanalmente as crianças guardarão seus trabalhinhos. Assim, ao final da unidade, todos poderão levar para casa as lições que estudaram na E.D.

Não se esqueça:
- Coloque nome, data e título em cada trabalho, correspondendo a cada lição;
- Deixe que a criança ornamente seu envelope com um desenho livre, colagem ou pintura;
- Coloque também no envelope, em destaque, o nome da classe, da criança e das professoras;
- Os envelopes ou pastas podem ser confeccionados em papel pardo, cartolina, folha de computador, etc.
3 - MÚSICA:
A música é algo fabuloso! A criança gosta muito de cantar e fazer gestos. Por isso, selecione cânticos simples, bem ritmados, com linguagem de fácil compreensão e que esteja dentro da realidade da criança. Use bastante expressão corporal. Não devemos utilizar cânticos com simbologia complicada pois ela está na fase do concreto. Examine as mensagens que estão contidas nas canções para que não escape algum conceito contrário à nossa fé, como por exemplo, idéias racistas, culto ao individualismo, teologias e doutrinas que ferem nossa fé e prática cristãs.

4 - SUCATA:
Sucata é material fácil de ser adquirido e muito rico e próprio para diversas criações. Voce deve criar um estoque desses materiais. Junte rolinhos de papel higiênico, chapinhas de refrigerante, forminhas de doce, papéis de balas, caixas de sapato, de gelatina, de ovos... A partir daí você pode criar junto com as crianças: monte bonecos, árvores, casas, flores,...

5 - HISTÓRIAS:
Quem não gosta de ouvir histórias? Criança também! Criança gosta muito de ouvir boas histórias. Muitas vezes pede bis!

Contar histórias é uma arte! O contador de histórias precisa se aprimorar a cada dia nessa arte! Contar histórias não é mostrar gravuras e ler um texto. É se transportar para aquele acontecimento e vivenciar passo a passo essa maravilhosa experiência!

Observações: Para contar a história você pode utilizar:
a) Dramatização - Faça uma campanha e arrecade objetos da vida diária: chapéus, sapatos, casacos, gravatas, bolsas, guarda-chuva,...
b) Fantoches - de todos os tipos (de vara, de dedo, feito com meia, grandes, pequenos)...
c) Gravuras
d) Sonoplastia (separe antecipadamente objetos que farão sons específicos, de acordo com o texto: chapinha, moeda, sapato, buzinas, apitos)...
e) Você precisa lembrar sempre que história é coisa séria e também uma gostosa brincadeira. É preciso criar vozes para os personagens
6 - COLAGEM:
Você pode usar os mais diversos tipos de material para essa atividade:
- Jornal, papel glacê, celofane, cartolina, papel ofício, crepom...
- Areia colorida (basta colocar anilina colorida na areia e depois colocar para secar)
- Barbante (para colorir, basta colocar anilina com álcool)
- Cortiça, lã, etc.

7 - DESENHO/COLORIDO:
Criança gosta muito de desenhar. Por isso tenha sempre papel, lápis cera, lápis de cor, etc. Entretanto, não "sature" a criança com esta atividade. Às vezes por comodismo ou na falta de outras idéias e atividades, tornamos a repetir inúmeras vezes essa atividade que não nos dá muito trabalho. Assim, a atividade do dia acaba sendo sempre desenho livre e pintura. É importante proporcionar às crianças outros tipos de atividades, outras experiências.

Com 5 e 6 anos, as crianças já podem manusear tesouras (sem ponta), uma atividade interessante nesta fase é montar painéis e cartazes (elas podem desenhar e colorir numa folha e depois recortar para montar um painel conjunto ou procurar gravuras em revistas ligadas ao tema estudado, etc).

Você também pode utilizar giz molhado para desenho. Assim, o desenho não se apagará futuramente.

8 - PINTURA:
Pode ser feita com guache, com cola colorida, etc... Pode-se utilizar as técnicas de pintura a dedo, com pincel, pintura no corpo (mão, pé), etc.

Observação: Como fazer cola colorida? Basta colocar anilina na cola branca, sacudir e já está pronta para ser utilizada. E caso não tenha pincel, improvise: você pode utilizar cotonetes ou amarrar um chumaço de algodão no palito de churrasco
9- JOGOS:
Proporcione jogos para as crianças. Você mesma(o) pode confeccionar: O quebra-cabeça, por exemplo: selecione um desenho simples, de revista ou desenhado à mão livre, cole na cartolina e recorte em peças graúdas. Guarde em caixinhas de gelatina (encapadas) para não perder as peças.

Faça uma campanha na Igreja e restaure os brinquedos e jogos que estiverem necessitando de conserto. Ou adquira novos jogos.

10 - PASSEIOS:
O passeio pode ser mais que um momento de lazer, pode ser momento de descoberta! Organize um passeio com sua turma. Monte uma equipe responsável que poderá lhe auxiliar.
Veja o local e o transporte com antecedência e não esqueça de levar: água, lanche, brinquedos (bolas, cordas de pular, raquetes, etc), caixinha de primeiros socorros, violão, muita disposição e alegria...
11 - CRIANÇA GOSTA DE AJUDAR:
Nesta faixa etária as crianças gostam muito de cooperar. Escolha uma ou duas crianças para serem seus ajudantes dominicais. Seria bom que você fizesse um cartaz para fixar os nomes dos(as) ajudantes.
Não se esqueça: brinque com seus alunos(as). Envolva-se com eles(as) não só durante a lição, mas crie um laço de amizade e companheirismo.

14 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo teu blog e tua iniciativa esta muito bem feito, que Deus continue a te abençoar continue postando mais idéias fica na pazz.

Unknown disse...

oláaa queridaa
amei seu blog
sou professora de Escola biblica , dou aula para crianças entre 4 e 06 anos de idade e amei a sua iniciativaa
continue postando novas ideias !!!
Deus te abençoeeeeee

grande abraço izadora

Elzimar Oliveira disse...

Parabéns pelo belo trabalho.
Paz seja convosco.

Myllena Calheiros disse...

Olá querida!

Parabéns pelas produções socializadas.

Fique com Deus!!!

Beijos, Myllena.

Myllena Calheiros disse...

Continuando...

Tenho um blog, meu endereço é http://professoramyllenacalheiros.spaceblog.com.br

Irei utilizar três propostas de atividades suas para serem discutidas do ponto de vista avaliativo... Pois, acompanho um grupo de estudo em Avaliação da aprendizagem na Educação Infantil...

Seja bem vinda a discussão no artigo Práticas avaliativas na educação infantil em meu blog.

Um forte abraço e fique com Deus!

Myllena.

pr waldir disse...

Parabens gostei muito do teu blog vai nos ajudar muito,obrigada Deus por voce ter esta iniciativa, que Deus de sempre esta luz de novas idéis,abraço.

Geazia disse...

Valeu gostei bastante das proposta que você da Deus continue enriquecendo você

lary´s mui perfec´ts disse...

Eu amei muitos as dicas, parabéns

nina disse...

PARABENS PELO BLOG,MUITO EDIFICANTE PRAS CRIANÇAS,IDEIAS E SUGESTÕES,EXCELENTES,QUE JESUS CONTINUE TE DANDO MAIS SABEDORIA E CRIATIVIDADE.

Unknown disse...

oi,adorei suas ideias,vou usar aonde eu trabalho,sou pedagoga do cras,obrigado DEUS abençoi.GERUZA SOUZA

Unknown disse...

ADOREI SEU BLOG, VOU USAR NO MEU TRABALHO,SOU PEDAGOGA,OBRIGADO,MORO EM joão pessoa pb,

Crianças disse...

Olá adorei visitar este site, sou professora a 2 meses,não tenho experiência nenhuma na área, peço que me envie mais dicas sobre atividades que posso desenvolver em sala com crianças de 1 a 2 anos, meu e-mail evamfdasilva@yahoo.com.br obrigada pela atenção. Que Deus continue te iluminando.

Pollyana Moreira disse...

Adorei as suas sugestões!Estou a caminho do 2ºano Formação de Docentes e vou precisar muito dessas dicas quando começar a ter estágios nas escolas ou ate mesmo em aulas teóricas para aprender a fazer planejamento...Obrigada =D

Carmen Costa disse...

Estou grandemente abençoada com essas dicas!