sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Auto-Avaliação do Professor de Escolinha Dominical

Auto-Avaliação do Professor de Escolinha Dominical 02

Suas atitudes, decisões e ações em sala de aula são essenciais para criar um ambiente agradável e motivador.

Ao responder com a máxima honestidade esse teste, você vai descobrir:

Se está colocando lenha na fogueira da motivação dos alunos ou despejando baldes de água fria.

ATENÇÃO: Assinale, no máximo, duas alternativas em cada questão, com exceção do item 4, no qual você poderá escolher todas as alternativas verdadeiras para o seu caso. Ao final, consulte o gabarito, some os pontos que você fez e veja em qual faixa você se encontra.
1 - A aula vai começar. Assinale a frase que melhor traduz o que primeiro vem à sua mente.

a -"Será que vou ter forças para sobreviver até o final do semestre nessa Escola Dominical ?"
b - "Não vou tolerar aluno bancando o engraçadinho na sala de aula. Se eles querem guerra, então vão ter!"
c - "Tomara que esta semana seja bem melhor que a anterior."
d - "Preparei um monte de desafios interessantes para as próximas aulas. Estou orando para que eles gostem.
2 - Marque os comentários que mais correspondem ao que você, em geral, sente por seus alunos.

a - "Gostaria que fossem para outra igreja."
b - "A maioria é boa, mas alguns não querem nada com nada."
c - "São muito diferentes, fazem coisas que às vezes me emocionam e outras me entristessem, mas gosto muito de todos eles".
d - "Procuro compreendê-los."
3 - Assinale as afirmações que você poderia fazer , em relação ao conteúdo que ministra.

a - "Domino completamente o conteúdo e a metodologia e não preciso aprender mais.
b - "Estou sempre interessada em aprender e aperfeiçoar o domínio do conteúdo e da metodologia.
c - "Muitas vezes preciso ensinar coisas que estão no programa que não tenho interesse e não sei qual a aplicação na vida real.
4 - Assinale todas as afirmações que você poderia fazer em relação às suas atitudes durante as aulas.

a - Procuro estimular os alunos a participarem da aula.
b - Estou sempre disposto(a) a ajudar.
c - Tenho dificuldades em criar um ambiente descontraído.
d - Faço com que os alunos compreendam que errar faz parte da aprendizagem.
e - Não costumo aceitar decisões da classe.
f - Antes de dar a minha opinião, escuto as dos alunos.
g - Na maior parte do tempo, a palavra está comigo. Raramente faço perguntas, desafio os alunos com problemas ou os estimulo a agir.
5 - O que você sabe sobre os seus alunos ?

a - O nome dos que mais se destacam.
b - Características gerais, como nível sócio-econômico e cultural das famílias.
c - Seus principais interesses, sonhos e preocupações.
6 – Um irmão conta que, antes de iniciar a aula, reserva alguns minutos para uma "roda de testemunho", para que os alunos tenham a oportunidade de contar o que o Senhor fez na vida deles durante a semana. Você:

a - pensa : "Quanta perda de tempo! Desse jeito nunca vai conseguir ministrar todo o conteúdo".
b - pergunta: "E qual o objetivo disso, em relação ao conteúdo?
c - pergunta: "E como você utiliza, na sua aula, as informações que os alunos trazem para essa roda de testemunhos?".
7 - Você vai começar a trabalhar um novo tema com os alunos. Como procede?

a - Explico o assunto da forma mais clara possível.
b - Faço perguntas para descobrir o que os alunos já sabem sobre o assunto.
c - Procuro relacionar o assunto com a vida cotidiana e com os interesses da turma.
8 - Assinale o tipo de estratégia que você mais freqüentemente utiliza em sala de aula.

a - Exposições orais, cópias e ditados.
b - Trabalhos em grupo e estudos dirigidos.
c - Projetos que encorajam os alunos a resolver problemas e/ou a fazer algo interessante, utilizando os conhecimentos adquiridos.
9 - Ao entrar na sala, você percebe que o ambiente está sujo e desarrumado. Que atitude toma ?

a - Nenhuma. O importante é começar a aula o quanto antes.
b - Chama alguém da superintendência ou o responsável pelo setor para mostrar o estado deplorável da sala e tomar providências.
c - Pergunta aos alunos o que aconteceu e, depois de ouvi-los, rapidamente organiza com eles o espaço.
10 - Assinale os recursos que estão à disposição dos alunos e que você utiliza regularmente.

a - Quadro negro e giz.
b – Bíblias e outros materiais diferentes, incluindo joguinhos bíblicos e materias de sucata ou para montar.
c - Livros, dicionários, jornais e revistas.
11 - Você utiliza os resultados das avaliações:

a - verificando quais alunos estão com desempenho abaixo da média e providenciando medidas de recuperação.
b - elogiando os melhores alunos e deixando bem claro aos demais o quanto são incapazes.
c - mostrando o quanto os alunos avançaram e convidando-os a comparar os resultados obtidos com as metas estabelecidas.


FAÇA SEMPRE ESSE EXAME

Um comentário:

adriana-stenio disse...

ola...
quero parabenizá-la pelo blog, tem muita coisa interessante para professores... faço pedagogia e trabalho com escola dominical na minha igreja então tem me ajudado muito...bjks
brigadim pelas dicas
JESUS TE ABENÇOE SEMPRE!!!
ADRIANA