(ADAPTAÇÃO) É TUDO NOVIDADE
Até ir para a creche, a criança tem um relacionamento social restrito à sua casa, com os seus
pais ou responsáveis, e a alguns familiares.
Ao freqüentar um novo ambiente, ela precisa de um período para se adaptar ao espaço, às pessoas e às novas relações que vão surgir. O sucesso desse processo depende do acolhimento
que a instituição oferece. Na escola, a mediação do educador é determinante, pois a ele compete introduzir o novato no grupo. O ideal é manter os cuidados específicos e individuais que a criança
está acostumada a ter em casa. Por isso, é importante que um dos pais ou um responsável acompanhe os primeiros dias na creche: além de mostrar ao educador aspectos relevantes
da rotina familiar, ele vai transmitir à criança segurança até que ela consiga ficar sozinha. Para a adaptação ser completa, é fundamental também o educador compartilhar com a família as experiências inéditas que os pequenos vivenciam na escola.
A MÚSICA DOS NOMES
IDADE: A partir de 4 meses.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou jardim.
OBJETIVOS: Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador.
Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Alguns exemplos: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao Itororó”. Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.
HORA DA COLHEITA
IDADE: A partir de 3 anos.
TEMPO: Uma hora.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Cartolina ou papel cartão, argila, tinta, dado com um lado de cada cor, miniatura de um passarinho (de plástico ou origami) e vasilhas ou cestinhos coloridos.
OBJETIVOS: Integrar-se ao grupo e colaborar com os colegas.
PREPARAÇÃO: Cole uma gravura ou desenhe uma árvore cheia de galhos do tamanho de uma cartolina para servir de tabuleiro. Faça frutinhas de argila, deixe secar e pinte-as com as mesmas cores do dado que será usado no jogo. Em uma das faces dele, desenhe um passarinho. Confeccione também cestinhas de origami ou arrume vasilhas com as mesmas cores do dado e providencie um brinquedo em forma de passarinho. Coloque o tabuleiro sobre uma mesa e espalhe as frutinhas pelos galhos. O passarinho deve ficar solto. Em volta do tabuleiro, espalhe as cestinhas coloridas. Jogo para quatro crianças.
Uma criança por vez lança o dado, retira da árvore a fruta da mesma cor indicada pelo dado e coloca-a na cestinha, também da mesma tonalidade. Se o dado cair com a face que traz o passarinho, é ele quem fica com a fruta.
O objetivo é colher todas antes que o passarinho as coma.
TEATRO DE BONECOS
IDADE: A partir de 1 ano e meio.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou biblioteca.
MATERIAL: Fantoches ou dedoches.
OBJETIVO: Conhecer a rotina da escola enquanto conversa com os personagens.
Sente-se com as crianças no chão e faça os bonecos “conversarem” com cada uma. Você pode fazer perguntas como:
- Quem trouxe você para a escola hoje?
- Você tem amigos? Quem são?
- Você já brincou no parque?
- Você já tomou lanche?
MAMÃE TEM CARTINHA PRA VOCÊ
IDADE: A partir de 2 anos.
TEMPO: Uma hora.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL:Canetas hidrográficas, papel e envelopes.
OBJETIVOS: Tranqüilizar-se quanto aos sentimentos de adaptação (exemplo: tristeza) e compartilhar com os pais as atividades escolares.
Distribua uma folha de papel e canetas hidrográficas para cada criança e peça que faça uma cartinha aos pais. Quando todas terminarem os desenhos, chame uma por uma e pergunte a quem a mensagem é endereçada e o que ela deseja comunicar.
Escreva o que a criança disser na mesma folha usada por ela. É importante perguntar se ela quer entregar a carta à pessoa apontada. Em caso positivo, coloque-a em um envelope e oriente a criança a entregá-la ao chegar em casa. Caso contrário,
guarde o desenho com as demais atividades
(AGRESSIVIDADE) LIBERANDO AS ENERGIAS
Mordidas, tapas, puxões de cabelo... Até os 3 anos de idade, é comum a criança expressar seus desejos e frustrações com atitudes que não são lá muito delicadas. Cabe ao adulto mostrar que há outras formas de se relacionar com o mundo. Oferecer às crianças um ambiente tranqüilo e acolhedor é o primeiro passo para diminuir a agressividade natural nessa fase: quanto maior o bem-estar, menor a necessidade de se expressar agressivamente.
CUIDADO COM A BONECA
IDADE: De 1 a 3 anos.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO:Sala de atividades.
MATERIAL: Bonecas, roupinhas de boneca, retalhos de tecido, mamadeiras e chupetas.
OBJETIVOS: Brincar de faz-de-conta durante o jogo simbólico; tocar o colega; e ter um bom relacionamento com o grupo.
Esta brincadeira é para meninos e meninas, pois tem o objetivo de desenvolver o relacionamento interpessoal, promovendo atitudes de cuidado e carinho com o outro –necessidades que são comuns a todos, independentemente do sexo. Isso vai se dar no faz-de-conta, momento que a criança aprende sobre as interações sociais. Por isso, é importante ter seu espaço garantido e valorizado na rotina. Proponha que cada um pegue uma boneca e cuide dela como se fosse sua filha. Os pequenos devem dar banho, trocar fralda e fazer carinho.
CHUVINHA DE PAPEL
IDADE: De 8 meses a 3 anos.
TEMPO: De 15 a 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL:Revistas e jornais velhos.
OBJETIVOS: Relaxar de forma ativa (e não apenas em posição de repouso) e interagir de maneira lúdica com o educador e os colegas.
Sente-se com a turma no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. Deixe que todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Junte os papéis picados num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o papel picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos.
PAPAI VEIO BRINCAR
IDADE: De 3 meses a 1 ano.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala ampla.
MATERIAL: Aparelho de som, CDs ou fitas cassete com músicas infantis, bolas, fantoches e panos coloridos.
OBJETIVO: Interagir ludicamente com os pais por meio da brincadeira.
PREPARAÇÃO: Decore o ambiente com os panos.
Coloque uma música e peça para o pai ou a mãe se sentar no chão com o filho. Você pode conduzir as brincadeiras, como rolar uma bola para a criança ou brincar com um fantoche, apresentando possibilidades de interação. Os pais se inspiram em você ou criam brincadeiras.
JOGO DAS EXPRESSÕES
IDADE:De 2 a 3 anos.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Cartolina, pincéis atômicos ou tinta.
OBJETIVOS: Nomear os sentimentos e conversar sobre suas possíveis causas.
PREPARAÇÃO: Desenhe na cartolina várias carinhas com expressões faciais que demonstrem sentimentos de tristeza, alegria, raiva, medo, susto etc. Deixe algumas em branco para nomear um sentimento que apareça no decorrer da brincadeira.
Convide a criança a apontar a que mais revela a maneira como ela se sente naquele momento e a explicar os motivos daquela sensação. Ela pode, por exemplo, estar com raiva do colega porque tirou um brinquedo da sua mão.
CAMINHADA SOLIDÁRIA
IDADE: De 1 ano e meio a 3 anos.
TEMPO: De 5 a 10 minutos.
ESPAÇO: Áreas livres ou outros espaços.
OBJETIVOS: Desenvolver a idéia de grupo e a tolerância.
Esta proposta pode ser aplicada sempre que as crianças tiverem de andar juntas, como da sala para o pátio. Quem quiser correr tem de se controlar. Quem for mais lento precisa se apressar. Se houver alguém com dificuldade de locomoção, o grupo todo terá de esperá-lo.
(ARTES VISUAIS) GRANDES TALENTOS
Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das imagens. Começam a perceber que podem agir sobre papéis ou telas provocando mudanças e produzindo algo para ser visto – experiência que já é estética.
Oferecer diferentes materiais aos pequenos é uma maneira de ampliar a capacidade de expressão deles e o conhecimento que têm do mundo. A vivência artística da criança será mais rica se ela tiver acesso a tintas, pincéis, lápis e canetas.
PINTAR E DESPINTAR
IDADE: De 1 a 2 anos.
TEMPO: De 10 a 15 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Um vidro grosso (janela, porta de vidro ou outra superfície transparente, desde que bem fixa, para garantir segurança), tinta guache, rolinho, pincel, esponja ou as mãos.
OBJETIVOS: Explorar e reconhecer o corpo como produtor de marcas; perceber e reconhecer as características do vidro (transparência, dureza e frieza); e observar e perceber as transformações, movimentos, formas e cores por meio da luz que atravessa o vidro.
Antes de começar a pintura, estimule as crianças a observar a superfície e suas características (lisa, fria, transparente...). Brinque de fazer caretas do outro lado do vidro, de pôr a mão atrás dele para a criança tentar pegar e de amassar o rosto contra ele. Depois, as crianças podem espalhar a tinta e observar que onde está pintado não há mais transparência. Proponha que elas pintem com o dedo e observem que a transparência volta por onde o dedo passa. Forme uma roda de conversa para retomar as experiências vividas no processo.
MARCA REGISTRADA
IDADE: De 1 a 2 anos.
TEMPO: De 5 a 10 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Cartolina ou outro tipo de papel e sagu no sabor morango ou uva.
OBJETIVOS:Explorar os materiais (sagu e papel); perceber a marca pessoal; construir a auto-imagem; ordenar formas; e relacionar sensações corporais e registro gráfico.
Pinte com o sagu a palma das mãos das crianças para que elas a imprimam sobre o papel.
Você pode pintar a sua e fazer a demonstração. Não faça o trabalho por elas. Dê liberdade de movimentos aos pequenos, mesmo que não façam carimbos, mas pinturas livres (foto na pág. ao lado). Uma variação possível desta atividade é a pintura da sola dos pés, que pode ser feita com as crianças que já andam. Elas podem imprimir os pés enquanto caminham sobre um papel comprido. Chame a atenção para o fato de as marcas ficarem bem visíveis no início e irem desaparecendo à medida que a tinta é gasta.
RASGUE E COLE
IDADE: De 7 meses a 3 anos.
TEMPO:De 10 a 20 minutos.
ESPAÇO:Sala de atividades.
MATERIAL: Papel Kraft grande, cola de farinha, revistas e papéis variados (forminha de brigadeiro, embalagem de bala de coco, figurinhas etc.).
OBJETIVO:Perceber diferentes formas, cores e estruturas tridimensionais.
PREPARAÇÃO: Faça a cola: misture em uma panela 1 litro de água, 3 colheres de sopa de farinha de trigo e 1 colher de vinagre. Mexa até engrossar e deixe esfriar. Dê às crianças diversas revistas para recortarem sem tesoura.
Coloque sobre a mesa uma folha de papel Kraft já pincelada com cola de farinha em toda a área.
Deixe à disposição das crianças os vários tipos de papel e recortes de revistas para que elas colem no papel Kraft. Vale sobrepor imagens. Ao final, pode-se fazer um painel coletivo e expor o trabalho.
UM PINCEL MUITOS PAPÉIS
IDADE: De 2 a 3 anos.
TEMPO: De 15 a 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Lápis de cor, giz de cera grande ou pincel grosso e vários tipos de suporte, como papel espelho, cartolina, papel cartão de cores diferentes, papel enrugado, papéis com recortes inusitados (com um furo no meio, por exemplo) ou, ainda, madeira, argila etc.
OBJETIVOS: Experimentar diferentes suportes gráficos; explorar várias possibilidades de registro gráfico; perceber diversas formas de expressão; e desenvolver habilidades motoras (dependendo do material, o ato de desenhar exige mais ou menos força, delicadeza para não rasgar etc.).
Com um mesmo pincel, lápis de cor ou giz de cera, as crianças desenham sobre papéis de diferentes cores, formas, tamanhos e texturas (e até sobre outros tipos de materiais, como a madeira). Elas vão perceber diferentes efeitos ou tonalidades de um lápis, por exemplo, quando usado sobre superfícies diversas.
(CUIDADOS E SEGURANÇA) CARINHO E ATENÇÃO
Cuidar e educar são ações que se complementam para promover um crescimento saudável. O desenvolvimento das crianças na Educação Infantil depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo mundo que as cerca. O momento do banho ou da alimentação pode ser tão rico quanto o de uma atividade de artes plásticas. Tudo depende de como é organizado.
FRALDA SEQUINHA
O tom de voz da pessoa que cuida regularmente do bebê e seu jeito de tocá-lo informam a ele sobre as relações humanas. Antes de levar a criança para o trocador, é bom dizer que vai trocar sua fralda para ajudá-la a ficar limpa, seca e confortável. Primeiro, coloque-a num bebê-conforto, com cinto de segurança, próximo a você, enquanto organiza o material necessário e lava as mãos. Forre o trocador com a toalha da criança e cubra-a com papel-toalha na região onde apoiará as nádegas, para evitar o contato com algum resíduo que possa contaminá-la. Sempre olhe em seus olhos e converse com ela durante a troca. Remova as roupas sujas e a fralda com cuidado para evitar que fezes e demais secreções respinguem e contaminem você e o ambiente. Dobre a fralda suja sobre si mesma e jogue-a no lixo, que deve ter tampa acionada por pedal e estar perto. Se o bebê estiver com resíduo de fezes, limpe sua pele com água morna corrente e sabonete líquido neutro. Se for apenas de urina, use chumaços de algodão embebido em água morna. Deposite o algodão usado no lixo, assim como as luvas – caso esteja usando. Lave as mãos da criança com sabonete e água corrente. Seque bem as dobras da pele e coloque a fralda limpa verificando se ficou confortável. Acomode a criança no bebê-conforto enquanto organiza o ambiente e a sacola da criança. Lave as mãos e retorne com ela para a sala
LONGE DO PERIGO
Há normas específicas para a construção e a adaptação de espaços de Educação Infantil, publicados tanto pelo Ministério da Saúde como pelo da Educação. Todos os materiais (brinquedos, mobiliários e utensílios) e as atividades devem seguir as normas de segurança biológica (sobre toxicidade e contaminação) e evitar acidentes. Manuais sobre o preparo da alimentação e a higiene do espaço e dos brinquedos, elaborados por profissionais habilitados, devem ser adotados. Nas creches, os acidentes mais graves – que podem ser fatais – são engasgos, aspiração de vômito ou de alimentos e quedas. As crianças podem também engolir pequenos objetos ou introduzi-los em orifícios do corpo. Há registros, ainda, de intoxicação com produtos de limpeza, assim como erro na hora da medicação. Toda creche deve ter um protocolo de como agir em caso de acidentes, saber a quem chamar e como remover a criança, se necessário. Todos os educadores devem ser treinados por profissionais habilitados, a cada seis meses, em técnicas de suporte básico de vida para crianças. Os pais precisam preencher uma ficha contendo informações sobre atendimento em situação de urgência e emergência, autorizando a remoção do filho e fornecendo o nome do serviço de saúde em que deseja que ele seja atendido.
HORA DE PAPAR
A alimentação na creche deve ser integrada à rotina de casa. Um local para as mães amamentarem é essencial. Como algumas trazem o leite materno para alimentar os bebês na sua ausência, é necessário saber armazená-lo, degelá-lo, aquecê-lo e oferecê-lo. Também é preciso conhecer o cardápio adequado para bebês que estão em aleitamento misto (leite materno e não materno) e saber preparar e servir papa de frutas ou de legumes ao bebê em processo de desmame. Seguir cuidados de higiene e segurança no preparo e na oferta dos alimentos evita graves riscos à saúde, como intoxicação alimentar. Tenha sempre em mente a necessidade de prevenir engasgos, aspiração de líquidos regurgitados e, caso esses acidentes ocorram, saber como socorrer as crianças. Alimentar os bebês requer atenção individualizada e segurança. Após os 6 meses, aqueles que ainda não se sentam sem apoio das mãos devem receber as papas em cadeirinhas tipo bebê-conforto. Os demais ficam em caldeirões colocados em semicírculos. Assim, você atende dois ou três ao mesmo tempo. Por volta dos 8 meses, as crianças podem receber uma colher para ir prendendo a pegar o alimento e levá-lo à boca – tudo bem se elas quiserem tocar a comida ou levá-la à boca com as mãos. Os pratos devem ser fundos, inquebráveis e lavados com água quente e detergente neutro. Crianças que já andam podem se sentar em cadeiras adequadas à sua altura e, pouco a pouco, aprender a servir-se, com a sua ajuda. Faz parte de a aprendizagem lavar as mãos antes das refeições e usar babador ou guardanapo.
(IDENTIDADE) QUEM SOU EU
A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações sociais. Ora as crianças imitam o outro, ora diferenciam-se dele. Para ajudar os bebês nesse processo, você pode criar
situações nas quais eles se comuniquem e expressem desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades. Brincadeiras feitas em frente do espelho ajudam a criança a reconhecer suas características físicas. Já o desenvolvimento da auto-estima se dá conforme a criança incorpora a afeição que os outros têm por ela e a confiança da qual é alvo.
TODO MUNDO NA JANELINHA
IDADE: De 9 meses a 2 anos.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Cartolina, caneta hidrocor, cola e uma foto de cada criança.
OBJETIVO: Favorecer o reconhecimento da própria imagem e da dos colegas.
PREPARAÇÃO: Em uma cartolina, desenhe um trenzinho com o número de vagões correspondente à quantidade de crianças. Pendure o cartaz na parede da sala antes de elas chegarem. No dia da brincadeira, peça aos pais que mandem uma foto do filho ou da filha.
Peça aos pequenos que sentem em roda e coloquem a foto no meio do círculo. Aconchegue os bebês no grupo e converse com todos. Comente uma foto por vez. Mostre a imagem e diga: “Olha a Aninha!”, “Onde você estava?”, “Na praia, não é?”, “O seu biquíni era azul?”, “Quem já foi à praia?” Chame as crianças pelo nome, pois é muito comum na Educação Infantil o uso de apelidos.
Depois dos comentários, cole as fotos nos vagões e deixe elas apreciarem. Inclua uma foto sua também. O trenzinho fica na classe até as férias. Você vai perceber que, sempre que possível, as crianças vão chamar as pessoas que se aproximam da sala para ver as fotos.
PRODUZIDOS PARA O BAILE
IDADE: A partir de 2 anos.
TEMPO: 40 minutos.
ESPAÇO:Sala ampla.
MATERIAL: Espelho de corpo inteiro, aparelho de som, tecidos, fantasias e maquiagem (testada dermatologicamente, antialérgica e sem álcool).
OBJETIVO: Favorecer a construção da identidade com o uso do espelho.
Leve as crianças para uma sala que tenha um ou vários espelhos grandes para que todas consigam se ver ao mesmo tempo. Deixe as fantasias e os tecidos à disposição delas. Comece a atividade avisando que vai haver um grande baile e, por isso, elas precisam colocar uma roupa especial e se maquiar. Faça você a pintura no rosto das crianças ou peça ajuda a outro educador. Quando a turma estiver pronta, coloque músicas animadas e comece o baile. Depois que as crianças dançarem livremente, conduza a atividade sugerindo que façam caretas em frente do espelho, dobrem os joelhos, levantem os braços, expressem tristeza,
balancem a cabeça e movimentem os tecidos que seguram. Sugestão: maquie-se e fantasie-se você também para curtir junto.
CADÊ MINHA FOTO
IDADE: A partir de 1 ano e meio.
TEMPO: Uma hora.
ESPAÇO:Todos os espaços da escola e o tanque de areia.
MATERIAL: Fotos das crianças, cola e plástico adesivo.
OBJETIVO: Reconhecer a própria imagem e a dos colegas.
PREPARAÇÃO: Encape as fotos com o plástico adesivo para que não estraguem. Elas devem ser as que estavam no trenzinho, descrito na atividade Todo Mundo na Janelinha. Esconda-as no tanque de areia.
Quando as crianças entrarem na sala, comente: “Onde estão as fotos do painel? Sumiram! Alguém viu? Não? Vamos procurar?
Devem estar em algum lugar na escola...” Indique alguns espaços para elas procurarem as imagens, deixando o tanque de areia
por último. Se a foto encontrada não for a da própria criança, peça que ela a entregue ao dono. Quando todos estiverem com as próprias fotos, podem voltar para a sala e colá-las novamente no painel.
CADA UM É DO SEU JEITO
IDADE: 3 anos.
TEMPO: Uma hora.
ESPAÇO: Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL:Papel Kraft, tesoura, canetas hidrocor e fita adesiva.
OBJETIVOS: Construir a imagem do próprio corpo e trabalhar a auto-estima.
Cada criança deita sobre uma folha de papel para que você possa desenhar a silhueta dela. Recorte o contorno, escreva o nome da
criança e entregue a ela para completar o desenho com olhos, mãos, joelhos etc. Nesse momento, incentive a criança a observar o próprio corpo. Não espere nada figurativo. Quando todos concluírem o trabalho, cole as silhuetas lado a lado na parede e estimule a observação: “Olha! A Iara é mais alta que o Pedro”. Converse bastante sobre as particularidades de cada uma. Esse diálogo contribui para a construção da auto-imagem e da auto-estima, pois a criança interioriza o afeto que você e os colegas têm por ela, expresso na conversa.
CAIXA DE SURPRESA
IDADE: A partir de 2 anos.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL: Caixas de sapatos e espelhos pequenos protegidos por uma moldura resistente. Se não houver espelhos na escola, peça aos pais para providenciarem.
OBJETIVO: Brincar com a própria imagem.
PREPARAÇÃO: Peça aos pais que enviem uma caixa de sapatos enfeitada de casa. Antes de a atividade começar, cole o espelho no fundo de cada caixa.
Reúna as crianças em círculo e entregue a cada uma sua caixa. Primeiro, peça a elas que apenas segurem. Comente as diferenças entre elas.
Fale das cores, dos desenhos, se têm brilho... E avise: “Sempre que vocês abrirem a caixa encontrarão uma surpresa”. A primeira “surpresa” será a criança se ver dentro da caixa, refletida no espelho. Mantenha o espelho na caixa e, a partir da segunda vez, cada uma deve ter algo diferente, como maquiagem, escova de cabelo, saches ou outros objetos que façam parte do acervo da creche.
(INTERAÇÃO) AGIR E CONHECER
Até os 3 anos, a interação da criança com o ambiente se dá por meio da observação e da exploração do espaço, incluindo tudo o que está contido nele. Assim, para que ela adquira conhecimento por meio da ação, você pode planejar atividades que utilizem objetos variados, diversificando as possibilidades de interação também com o espaço e os colegas. Como a criança está aprendendo a falar, é fundamental conversar com ela durante as brincadeiras, mesmo que ela ainda não compreenda ou responda.
QUEM ESTÁ AQUI
IDADE: De 2 a 3 anos.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala com pouca luz.
MATERIAL: Lanternas pequenas.
OBJETIVOS: Descobrir o que há no espaço e olhar os colegas de outra maneira.
Entregue uma lanterna pequena e acesa para cada criança. Depois, leve-as a um espaço com luminosidade reduzida e sem móveis, para que não se machuquem. Ao chegar ao local, deixe que andem livremente pela sala, incentivando-as a explorar o ambiente. Uma idéia é procurar os colegas. Elas podem também iluminar partes do corpo do outro e tentar descobrir quem é.
HOJE É DIA DE NOVIDADE
IDADE: A partir de 4 meses.
TEMPO: Uma hora.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Caixa, objetos com diversas formas, texturas e tamanhos (caixinhas encapadas com papel ou tecido contendo areia, pedrinhas ou grãos variados), bexigas com um pouco de água dentro, pedaços de conduíte, rolos de papel-toalha pintados ou encapados, luvas cirúrgicas com talco, argolas, potes de filme fotográfico com miçangas, garrafas PET pequenas com pedaços de papel colorido, espelhinhos, chocalhos, tampas de vasilhas e saches.
Obs.: as caixas ou outros objetos que contêm miudezas devem estar bem vedados, para que o conteúdo não escape.
OBJETIVOS:Conhecer os objetos e formas de interagir.
PREPARAÇÃO: Espalhe almofadas pelo chão para a sala ficar aconchegante e coloque as crianças sentadas sobre elas. Os bebês também podem entrar na roda, acomodados em assentos próprios.
Inicie a brincadeira dizendo à turma que você trouxe uma caixa cheia de surpresas. Abra-a e tire de dentro
dela um objeto por vez, mostrando as várias possibilidades de manuseio, as cores e os desenhos. Essa mediação é fundamental para despertar o interesse da garotada: é observando e imitando sua ação que a criança vai ampliar o repertório de movimentos e criar variações. Quando isso acontecer, chame a atenção das demais para o novo jeito de brincar. Assim você continua estimulando a imitação. Explore ao máximo cada peça, sacudindo, jogando, empilhando, torcendo ou colocando próximo ao ouvido. Só depois entregue-a às crianças. Distribua todo o conteúdo da caixa e permita que elas troquem as peças entre si. Os bebês interagem pelo olhar, mas também podem brincar. Se eles ainda não conseguirem segurar os objetos, ajude-os. Essa atividade pode ser repetida várias vezes na semana, com os mesmos objetos ou outros novos que você trouxer. Guarde-os sempre limpos.
CANTINHO DE LEITURA
IDADE: A partir de 9 meses.
TEMPO: De 10 a 15 minutos por dia.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Tapete ou colchão, almofadas ou sofá em miniatura, bonecos de pano e fantoches de personagens familiares às crianças e vários livros.
OBJETIVOS: Interessar-se por histórias e explorar os livros.
A experiência de manusear livros desde os primeiros meses de vida colabora com o aprendizado da leitura.
Escutar histórias com regularidade também favorece a formação de melhores leitores e apreciadores do universo literário. Organize em sua sala um espaço de leitura que as crianças possam freqüentar e explorar, entrando em contato diariamente com livros, álbuns de imagens, fantoches e bonecos de pano.
Vale lembrar que esse espaço deve ser confortável, acolhedor e atrativo. Assim, as crianças se envolvem por um tempo maior com suas atividades. Os livros e demais materiais expostos precisam ser resistentes.
Se acontecer de algum ser rasgado ou amassado, conserte e ponha em uso novamente. Leia livros para o grupo. Por causa da idade, as crianças não ficarão sentadas em roda, como as mais velhas. O interesse de uma criança pequena por uma história lida pode ser percebido por reações de alegria ou tentativas de encenar a história. Observe esses sinais e incentive as crianças que os emitiram. Ao escolher as histórias para ler ou contar, opte por livros com ilustrações de qualidade. Não se preocupe com variedade, porque as crianças pequenas gostam de ouvir várias vezes a mesma história. Antes ou depois da leitura, lembre de dar um tempo para as crianças manusearem livremente os livros.
ARTE COM MINGAU
IDADE: De 8 meses a 1 ano e meio.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL: Maisena, corante alimentar e água.
OBJETIVO: Interagir com o espaço.
PREPARAÇÃO: Em uma panela, dissolva uma colher de sopa de maisena para cada copo de água. A quantidade é de acordo com o número de crianças ou o tamanho do espaço onde a atividade será realizada. Coloque pitada de corante até a mistura ficar com a cor que você deseja. Leve-a ao fogo e mexa até que se transforme em um mingau. Deixe esfriar. Avise os pais para mandarem roupas velhas no dia da brincadeira.
Espalhe a mistura no chão da sala onde as crianças vão brincar. Deixe-as andar, engatinhar e rolar sobre o mingau, interagindo com o espaço. Atenção para que todos se divirtam e ninguém se machuque. Incentive as várias possibilidades de movimento.
(MOVIMENTO) MEU CORPO
Para a criança pequena, mover-se é muito mais do que mexer o corpo ou se deslocar. É uma forma de se comunicar. A aquisição de novas habilidades permite que ela atue de forma cada
vez mais independente no mundo. Essa autonomia só é conseguida com a confiança em si mesma e no ambiente. Por isso, é fundamental que a escola ofereça possibilidades de autoconhecimento e um espaço seguro e estimulante.
CORRIDA DE OBSTÁCULOS
IDADE: Até 3 anos.
TEMPO: De10 a 20 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL: Colchonetes, tatames ou tapetes de EVA e obstáculos, como bancos, cordas, túneis, rampas etc.
OBJETIVO: Desenvolver a coordenação motora, noções de espaço, lateralidade, equilíbrio, deslocamento, esquema corporal, ritmo e atenção.
PREPARAÇÃO: Organize a sala forrando o chão com os colchonetes. Espalhe pelo ambiente alguns obstáculos.
Proponha às crianças diferentes movimentos: ajude-as a rolar com braços e pernas esticados, para a frente e para trás; sugira que engatinhem por baixo da mesa ou de uma corda amarrada a uma altura baixa, dentro de um túnel, em uma rampa, em diferentes direções e em ziguezague; dê uma força também para elas andarem de frente e de costas em cima de um banco ou sobre materiais
diversos, devagar e rápido, com passos de formiguinha e de gigante; incentive-as a trabalhar o impulso com pulos, saltos para a frente e para trás, livres ou sobre obstáculos.
CABANINHA TRANSPARENTE
IDADE: Até 3 anos.
TEMPO: De 30 a 50 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades ou parque.
MATERIAL: Tule com metragem suficiente para que as paredes da cabana cheguem até o chão ou várias tiras coloridas e compridas de papel celofane, bambolê, cola, tesoura, barbante, fita dupla face ou crepe e pequenos ganchos de metal no teto.
OBJETIVOS: Interagir com outras crianças e adultos; pesquisar diferentes sons e efeitos visuais com o uso de transparências, cores e texturas; ter controle motor e limites corporais em espaço pequeno; e se movimentar e se adequar a um espaço que muda de forma quando manipulado.
PREPARAÇÃO: Prenda pedaços grandes de tule ou tiras compridas de papel celofane em árvores, brinquedos de parque etc. Eles devem ir até o chão. Na sala, o tule ou celofane pode ser preso a pequenos ganchos no teto, com uma abertura central. Outra opção é amarrar tiras num bambolê, formando um círculo de caimento vertical com diversas aberturas por toda a circunferência. O tule é transparente e tem elasticidade e leveza, facilitando a manipulação das crianças sem a ajuda do adulto. Já o papel celofane produz um efeito visual de transformação das cores do ambiente e diferentes sons ao ser manipulado.
As crianças podem brincar livremente de esconder e aparecer, vendo o mundo de diferentes cores.
ESTA É LEVE, ESTA É PESADA
IDADE: De 7 meses a 3 anos.
TEMPO: De 15 minutos a uma hora.
ESPAÇO: Sala ampla, pátio com solo liso ou gramado.
MATERIAL: Várias caixas de papelão resistente de diferentes tamanhos, jornais, revistas, cola, tesoura, fita adesiva larga, fita crepe e plástico adesivo.
OBJETIVOS: Desenvolver a autonomia; pesquisar habilidades corporais; relacionar o corpo com o peso e o volume dos objetos; e desenvolver aspectos sociais, afetivos e cognitivos.
PREPARAÇÃO: Deixe algumas caixas vazias e encham outras com jornais. Fechem todas muito bem e decore-as com recortes de revistas ou fotos de bichos, brinquedos, objetos, meios de transporte, famílias, pessoas, situações de brincadeiras, de convívio social etc. A decoração deve ser feita de forma livre por você. Em alguns momentos, as imagens vão enriquecer suas aulas, quando o tema for bicho ou transporte, por exemplo. Encape as caixas com plástico adesivo para o material durar mais e para facilitar a limpeza.
Espalhe as caixas vazias e estimule as crianças a realizar diferentes atividades com elas, como carregar, empurrar, virar, rolar, empilhar etc. Com as mais pesadas, elas vão explorar outros movimentos: debruçar, subir, pular, equilibrar, saltar e virar.
COMO NA PRAIA
IDADE: De 1 a 3 anos.
TEMPO: De 15 a 30 minutos.
ESPAÇO:Tanque ou chão de areia.
MATERIAL: Roupas confortáveis, fôrmas de vários tamanhos e desenhos, baldinhos, pás, colheres, água e um aparelho de som.
OBJETIVOS: Estimular a coordenação motora e o equilíbrio; oferecer estímulos sensoriais; e desenvolver a autonomia e a socialização.
Permita que as crianças mexam com a areia livremente, apenas evitando que levem as mãos sujas à boca ou joguem areia nos olhos dos colegas. Ao mesmo tempo, estimule-as a perceber a textura da areia e as diferenças de toque quando ela está molhada ou seca. Isso possibilita novas experiências sensoriais. Questione se é mais fácil moldar quando ela está molhada ou seca. As crianças fazem desenhos e modelam a areia usando fôrmas e baldinhos, individualmente ou com a ajuda do colega. Elas podem também caminhar sobre a areia, experimentando como fica o equilíbrio numa superfície fofa. Outra opção é imprimir o formato das mãos ou dos pés, reconhecendo o próprio corpo (observando formas e tamanhos) na marca deixada. Depois, elas comparam as pegadas com os próprios pés. Enquanto a criançada anda no tanque, experimente colocar para tocar algumas músicas que falem sobre os pés.
(MÚSICA) DESCOBRIR SONS
Acriança consegue perceber sons e se expressar por meio deles desde os primeiros meses de vida.
Por desenvolver outras capacidades, como sensibilidade, intuição, reflexão, criatividade, coordenação motora, dicção e ritmo, é importante começar a educação musical desde o berçário. Você pode incentivar os pequenos a cantar, além de educá-los musicalmente ao brincar com a voz, explorando possibilidades diversas como imitar ruídos e os sons de animais, de trovão etc.
É essencial ter em mente que você atua como modelo e deve incentivar bons hábitos, como respirar tranqüilamente e manter-se relaxado e com boa postura, além de não gritar ou forçar a voz.
A NATUREZA FALA
IDADE: De 2 a 3 anos.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou jardim.
MATERIAL: Desenhos, recortes ou vídeos mostrando animais e cenas da natureza.
OBJETIVOS: Brincar com a voz e trabalhar as possibilidades de sons que podemos emitir; estimular a criatividade e a imaginação; e aumentar o repertório.
Com base nas imagens, faça perguntas como: “Que som faz esse animal?”, “Como é o barulho do trovão?” ou “Como esse pássaro canta?” e deixe as crianças brincarem livremente.
BRINCOS DE PARALENDAS
IDADE: De 6 meses a 3 anos.
TEMPO:30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou jardim.
MATERIAL: Letras de músicas, brincos e par lendas.
OBJETIVO: Se divertir com a música.
Parlendas são brincadeiras com rima e sem música. Brincos são geralmente cantados e envolvem movimentos corporais, como cavalinho ou balanço.
Exemplo de brinco: Serra, Serra, Serrador (Sente a criança em suas pernas, de frente para você e fique de mãos dadas com ela, fazendo movimentos de balanceio para a frente e para trás.)
Serra, serra, serrador/ Serra o papo do vovô / O vovô está cansado / Deixa a serra descansar
Exemplo de par lenda Lá em Cima do Piano (Pode ser usado para escolher quem vai começar uma brincadeira.)
Lá em cima do piano / Tem um copo de veneno / Quem bebeu morreu / O azar foi seu
QUE SOM É ESSE?
IDADE: De 6 meses a 2 anos.
TEMPO:30 minutos.
ESPAÇO:Sala de atividades.
MATERIAL: Objetos que emitam sons – chocalhos, sinos, matracas –, instrumentos musicais e brinquedos próprios para a idade.
OBJETIVO: Descobrir e produzir diferentes sons.
O bebê é estimulado a descobrir os sons que um objeto emite. Espalhe diversos brinquedos por perto da criança e estimule-a a descobrir cada som movimentando o objeto: tocando, apertando, chocando-o com outro (foto na pág. ao lado).
É importante estimular a pesquisa de possibilidades para produzir sons em vez de ensinar um único modo de tocar um instrumento, por exemplo.
NOSSO REPERTÓRIO
IDADE: De 6 meses a 3 anos.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Aparelho de som e fitas cassete ou CDs variados.
OBJETIVO: Estimular o contato com a música e aprender a ouvi-la.
A música deixa de ser trilha sonora ou pano de fundo de outras atividades e passa a ser o foco. Além de estimular o ouvir, mostre à criança como acompanhar o som – batendo palmas, por exemplo, ou até mesmo cantando. É importante que ela tenha contato com um repertório musical variado – de música clássica a ritmos regionais brasileiros. Se você souber, toque um instrumento musical e cante, estimulando a criança a prestar atenção aos sons.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
132 comentários:
Oi, suas dicas foram muito importantes, vão me ajudar e muito no planejamentode aula para as crianças da creche onde irei estagiar...
Continue assim, que Deus te ilumine...
Mara
Oi Lai!!
Sou pró em uma creche em Salvador-BA( mantida por uma igreja batista), em buscar de novidades para colocar no meu planejamento da semana de adaptação, encontrei você com essa dicas maravilhosas, que o Senhor te abençoe e te guarde!!
Ótimas essas dicas!!!!!!!!
Sou coordenadora de uma Creche em Caieiras SP, adorei suas sugestões, se quiser podemos trocar experiencias, será um prazer!
renataca_8@hotmail.com
Renata Moura
Amei estas atividades sei que ira me ajudar muito pois trabalho em creche, Deus te abençoe e prospere.Deus é fiel.
Sou aluna do Curso de Psicologia da UNIVALI em Biguaçu-SC e estamos realizando atividades de Psicomotricidade em uma creche, com crianças de 2 a 3 anos e pesquisando encontrei esta maravilhosa contribuição para a educação das crianças. São atividades simples mas muito bem elaboradas e que realmente contribuem para o desenvolvimento psicomtor das crianças. Obrigada pela contribuição!
Ozana Matzembacher
Parabéns pela iniciativa.
Vc é uma pessoa iluminada, suas sugestões serão muito importantes para nós que trablhamos com crianças.
Grande abraço,
e que Deus te ilumine sempre.
Angela
Adorei ss dicas tenho certeza que serao muito uteis... VALEU
"Ensina teu filho no caminho em que deves andar." Na atual conjuntura mundial estar preparado para vida é fundamental, portanto as interações, com qualidade de tempo com nossos filhos e na igreja é essencial. Deus os abençoe.
Olá adorei suas sugestões...parabéns pelo seu trabalho, sou professora de maternal 1 e suas dicas irão ajudar muito...q Deus te ilumine,ainda tenho dificuldades para aplicar atividades em sala de artes, como tecnicas de pintura ou como elaborar atividades q eles possam executar...
Se vc puder me dar algumas dicas, eu agradeço!!!
Gde beijo!
VANESSA...
simplesmente d +!
Muito legal ..............
amei,me ajudou muito com a
minha oficina pedagogica
muito lindo ...........
amei visitar
me ajudou muito na minha oficina pedagogica
beijos
Oi Lai!!
Muito legal,gostei muito das sugestões.Com certeza será de grande ajuda no meu estágio.bjuss
Amei!
Suas dicas irão fazer parte do grupo de estudo da minha escola.
Obrigada.
abraços
Harriete
Nossa! Amei as orientações. Muito bom! Aproveitarei muito com meu bebê Gabriel (9 meses). Muito grata.
Abraço
Oi. Sou educadora e já passei por quase todas as faixas etárias em educação infantil. Atualmente estou fazendo pesquisas sobre faixa etária de 1 aninho. Confeço que não pretendia ser professora, pois, estudava bastante para ser Veterinária, mas não me arrependo e sinto-me muito satisfeita. Quando fiz Vest para Veterinária me inscreví para Pedagogia, passei mas fiquei classificada em Veterinária e com o tempo fui gostando e me engajando na área de educação. Em tempos atuais sou Pedagoga e curso Pós em Especialização para Ed. Infantil aprimorando meus conhecimentos, busco estudar a fundo mesmo e sempre faço pesquisas sobre qualquer assunto sobre educação. Amo meu país e como muitos pedagogos procuro melhorar a nossa educação... Beijos à todos que fazem parte dessa caminhada linda que é a arte de EDUCAR... Muitos beijos!!!!
Querida Lay!
Que 2009 seja um ano repleto e conquistas e realizações. Parabéns pelo fantástico trabalho que tem abençoado muitas vidas... até mesmo de nossos brasileirinhos que residem em Londres e participam do FAMA KIDS mantido pela Igreja Ass de Deus -FAMA-Goiás. Mande-nos sempre sugestões: dannydoulos@yahoo.com.br
Grande abraço!
Querida Lay!
Que 2009 seja um ano repleto e conquistas e realizações. Parabéns pelo fantástico trabalho que tem abençoado muitas vidas... até mesmo de nossos brasileirinhos que residem em Londres e participam do FAMA KIDS mantido pela Igreja Ass de Deus -FAMA-Goiás. Mande-nos sempre sugestões: dannydoulos@yahoo.com.br
Grande abraço!
Querida Lay!
Que 2009 seja um ano repleto e conquistas e realizações. Parabéns pelo fantástico trabalho que tem abençoado muitas vidas... até mesmo de nossos brasileirinhos que residem em Londres e participam do FAMA KIDS mantido pela Igreja Ass de Deus -FAMA-Goiás. Mande-nos sempre sugestões: dannydoulos@yahoo.com.br
Grande abraço!
Olá!
Muito obrigada por dicas maravilhosas!
Deus te proteja sempre,um grande abraço.
Gostaria de sempre ter essas dicas pois começo agora uma nova etapa da minha vida e preciso fazÊ-la muito bem!!!!!
ola, e primeiro lugar vc está de parabens por essa iniciativa, tudo isso vai me ajudar mais ainda nessa minha jornada, estou com uma turma de maternal, e trabalhei muito pouco com essa area, a minha area e são os maiores, com tudo isso so vai me ajudar...Obrigado...
Fica com DEUS...
Cami/Jundiai.SP
Estou numa nova fase como disse a colega ai de cima trabalho numa creche carente aqui no meu bairroc omo voluntária e agradeço muito pelas dicas.
Bjs!
Trabalho numa escolinha em Londres e gostaria de adaptar a criatividade brasileira nas ideias que ja existem aqui. Temos muitas brincadeiras de roda no Brasil mas teria que traduzir as musiquinhas o que nao faria sentido. Uma brincadeira que gostaria de lembrar e que brinquei bastante quando crianca, eh "Escravo de Jo", bom para o desenvolvimento da coordenacao.
Vou aproveitar algumas de suas dicas.
Marcia
Oi, adorei suas idéias, são muitos boas para ser usados com as crianças, vou usa-las, gostei de todas!!!! e continue colocando outras também, parabéns e muito obrigado!
beijos Priscila
Oi, adorei suas idéias, são muitos boas para ser usados com as crianças, vou usa-las, gostei de todas!!!! e continue colocando outras também, parabéns e muito obrigado!
beijos Priscila
Oi, adorei suas idéias, são muitos boas para ser usados com as crianças, vou usa-las, gostei de todas!!!! e continue colocando outras também, parabéns e muito obrigado!
beijos Priscila
Oi, adorei suas idéias, são muitos boas para ser usados com as crianças, vou usa-las, gostei de todas!!!! e continue colocando outras também, parabéns e muito obrigado!
beijos Priscila
Querida Tia Lay...
Alguns comentários deixados em seu espaço estão sendo enviados para meu e-mail... O que será que está acontecendo... Bjs, Danny
OBRIGADO POR TANTAS INFORMAÇÕES UTEIS.
SIMONE JARAGUA DO SUL SC
adorei suas dicas era justamente o que estava procurando.
gostaria muito que mim enviasse novas ideias pois trabalho com crianças de 03 anos.
meu e-mail é:
mariavanda-rodrigues@hotmail.com
Ainda existem comentários deste blog em minha conta pessoal. O que está acontecendo!!!! Danny
olá, suas dicas foram de suma importância pois tenho pouca experiência com crianças de 1 a 2 anos, peço que me envie mais dicas sobre atividades que posso desenvolver em sala meu email auxiliar.de.enfermagem@bol.com.br obrigada pela atenção
ola!
Adorei visitar, tirei imensas ideias para fazer com os meus meninos, onde estou a estagiar! ;)
Beijinhos! parabens!!!
Boa Noite!!!
Muito lindo!!! Foi de grande ajuda encontrar seu blogger. Tenho uma filha que vai completar 3 anos agora em agosto. Ja esta na escola (desde de os 18 meses). Muito ativa, mas demonstrando as vezes atitudes agressivas como: mordidas (sempre quando alguem pega no que é dela). Estava em busca de algumas atividades que pudesse interagir com a mesma e fiquei encantada. Acredito que vai me servir bastante. Deus que ilumine vc
Parabéns!
Seu blog é realmente bárbaro!
Vai me ajudar muito na orinentação com as professoras da instituição que superviziono.
Que Deus lhe abençoe!
Abraços!
Gostei mt das dicas! Estava mesmo a procura de umas atividades pro meu filho de 1ano e quatro meses.
Carmen
Adorei as ideias, continuarei te visitando. Bjs
Muito legal as atividades, vão me ajudar muitíssimo..
Quero de coração te agradecer, por compartilhar suas experiencias.
sou professora a 3 meses só e não tenho experiencia nenhuma nessa area que estou começando agora, que Deus multiplique no mundo e na net pessoas como voce, que realmente tem esse coração grande e enorme e que receba em dobro vezes mil, bençãos sobre a tua vida!
Como que é bom fazer uma pesquisa na net e encontrar mais do que a gente precisa, que são pessoas como voce, que estao longe, e tao perto da gente ao mesmo tempo !!!
Obrigada !! muita LUZ pra você !!!
Martinopolis-SP.
Olá, estou desenvolvendo um projeto sócio-ambiental em creche pública, que consiste em criar uma área ajardinada, no quintal, para tanto gostaria de aplicar algum tipo de didática lúdica, com as crianças, antes da criação do jardim, para identificar qual a visão delas quanto ao local em que vivem, após a conclusão do trabalho, repetir a didática, para comparar possíveis resultados.
Seria importante, que a didática envolvesse desenhos.
Se puder me ajudar, agradeço desde já.
Olá
Parabén pelo blog...Sua dicas são boas e úteis...importantes para o dia-a-dia...
Abraços...
Adorei este site, estas dicas fantasticas, era mesmo aquilo que eu procurava, eu vo estagiar num infantario e acho que estas actividades vao fazer sucesso, amei mesmo!! ^^
mas se alguem tiver mais sugestoes de actividades podem me mandar, eu farei o memso se alguem preisar. o meu mail é bubuzinha_mg@hotmail.com
Olá, são ótimas as suas dicas, vão me ajudar bastante no meu trabalho, sou visitadora domiciliar do PIM (Primeira Infancia Melhor) de Boa Vista do Cadeado - RS, onde tenho que trabalhar com crianças de 0 a 6 anos de idade e vc tem dicas maravilhosas,continue sempre assim com essas idéias que irá ajudar muitas pessoas...Parabéns....
Boa tarde!
Suas sugestões são ótimas, ajudarão bastante no planejamento das aulas e auxiliarão quanto ao surgimento de novas atividades apartir das suas...
Muito obrigada!!!
Beijos e continue enviando sugestões...
oiii...
As dicas são otimas!eu trabalho com a turminha do maternal a 3 anos e agora gostaria de inovar um pouco as atividades de dentro de sala de aula, pátio e etc...parabens!!!
Oi Lay,
a Paz do Senhor seja contigo.
Sou coordenadora pedagógica em uma escola de Ed. Infantil.
Me encantei com suas dicas. Já imprimi para começarmos a utilizá-las.
Que Deus continui te dando sabedoria, entendimento e esse espírito solidário.
Grande abraço.
oi,gostei muito do seu trabalho,sou coodenadora de uma creche e vou usar suas idéias.obrigada bjos
Amei as atividades e sempre que posso, entro no blog para ver se há novidades.
Parabéns pelo trabalho, Aloana.
Parabéns pelo seu trabalhao tenho certeza que vai me ajudar muito, que Deus continue te iluminando.....
Parabéns pelo trabalho. Estou começando agora com Educação Infantil e suas dicas serão muito importantes. Continue assim e que Deus te abençoe!
Olá! Estou iniciando como Professora numa turminha de crianças com 2 aninhos de idade. A novidade me deixou muito feliz e aqui no seu site consegui várias atividades que com certeza exercerei com elas. Fiquei contente com as dicas, me ajudaram no planejamento, ficarei atenta toda a semana para ver as próximas. Obrigada pela ajuda inconsciente! Deus te ilumine! Beijos
isso foi muito importante pra mim obrigada vc me ajudou muito um abraço...
oie quero parabéniza-la pois voce me ajuda muiito estou cursando o 3° periodo de pedagogia e sempre preciso para trabalho e assim vou aprendendo muiito obrigada continue nos dando muitas dicas beijos. cassia barretos
adorei as sugestões de atividades! Parabéns. Maristela
Adorei seu blog...comecei a atuar em um maternal e todas essas informações serviram de base para meu trabalho!!
Adorei seu blog...comecei a atuar em um maternal e todas essas informações serviram de base para meu trabalho!!
Gostei muito da suas dicas, foi muito util, mais se vc tiver como gostaria que me mandasse algumas atividades como papeis reciclaveis e com coisas que existem na creche obrigada...... lidia prof em creche de luis eduardo magalhaes bahia
TAmbem adorei seu blog!!! Nao sou professora, mas sou mae de uma menina de 4 anos e um menino de 2. O meu filho nao vai pra escola e sempre procuro atividades para desenvolve-lo. Muito obrigada pela dedicacao!
Aaa muito obrigada pelas dicas
eu e minha melhor amiga
fazemos festinha de crianças
nus vestimos de palhaças e tals
pagamos micos sempre quando da :S
KSHDJKAFHJKDFKASHKJDHF
vooc judou bastante *-*
Super de mais!!
Eu amo trabalhar com crianças...
E essa dicas estam sendo muito bem usadas...
Xou de bola,PARABÉNS!SUCESSO!!
Deus te abençoe...
sou muito grata pelas orientações, vão ser muito úteis em minhas aulas.
Ola! ADOREI as dicas muito obrigada por compartilhar suas experiencias...
oi,tudo bem?
Trabalho numa creche de Itabirito e tenho certeza que suas dicas irão me ajudar muito...
Adorei as reportagens e site...
Achei lindo o cartaz:seja solidario doe um comentario.
Achei as dicas de trabalho maravilhosa e gostaria que se pudesse mandasse mais dicas para se trabalhar com crianças de 2 a 5.
Preciso de coisas novas.
Muito obrigado um abração.
OLá!
Parabéns pelo projeto. Vamos usar as suas orientações em nossa escola, com certeza.Um grande abraço e continue assim.
Olá, meu nome é Simoni, trabalho com crianças de 2 anos em uma creche na minha cidade, estava quebrando a cabeça porque queria fazer diferentes brincadeiras para a primeira semana, pensando na socialização e no acolhimento das minhas crianças, e achei aqui ÒTIMAS idéias, parabéns que Deus a ilumine muito mais e te abençoe
oiii...adorei suas dicas.....sou educadora infantil da prefeitura de minha cidade e tava precisando de idéias diferentes para trabalhar com a minha nova turma de 3anos...obg....
Adorei suas dicas e vão me ajudar com certeza! Parabens!
Luana Manfre
estarei fazendo estagio em uma creche ,fico feliz , que tenha pessoas como vc para estar nos auxiliando,parabêns,fique com Deus,tudo de bom.
ns, que Deus
Adorei as dicas!!Sou pró de grupo II e tenho pouca experiência com educação infantil.
Se quiser pode mandar alguma dica para:milen24@bol.com.br
Olá!
Obrigada e parabéns pelo excelente trabalho e iniciativa!
Sou professora de educação infantil por formação e estou há muito tempo afastada das salas de aula; mas agora estou voltando a trabalhar com crianças nessa faixa etária e as dicas que postou vão ser de enorme valia!
Grande abraço!
Ana.
SUAS IDEIAS SAO MUITO BOAS MAS VORAM TODAS TIRADAS DA REVISTA NOVA ESCOLA ESPECIAL CRECHES
AH NAO FICA ZANGADA EU SO ADORO A ED INFANTIL E LEIO MUITO BJS QUERIDA
AMEI VCS SÃO UMA BENÇÃO DE DEUS, SOU DE BROTAS SAO PAULO, FIQUEI MUITO FELIZ EM NOSSO MEIO CAOTICO QUE EXISTEM PESSOAS QUE AMAM AS CRIANÇAS, E A QUEREM ENSINAR O BEM. BJS
AMEI VCS SÃO UMA BENÇÃO DE DEUS, SOU DE BROTAS SAO PAULO, FIQUEI MUITO FELIZ EM NOSSO MEIO CAOTICO QUE EXISTEM PESSOAS QUE AMAM AS CRIANÇAS, E A QUEREM ENSINAR O BEM. BJS
ANGELICA
Amei!!! Muito bom a forma de se trabalhar com crianças vai ajudar muito a desenvolver as crianças de todas as idades...Parabéns ótimas dicas!!!
Estou tentando elaborar um curso em minha igreja para professores de crianças até 2 anos...seu blog vai ser de muita importância, já entrou pro meus favoritos...obrigada!
lucia
Nossa suas dicas são fantásticas, adorei pude planejar minhas aulas muito bem.......vim lhe agradecer de coração esse seu trabalho lindo.
Essa nossa profissão é muito cansativa , mas é gratificante ver como nossos alunos com capacidade de assimilar tudo, isso nos conforta e nos dar força pra continuar esse trabalho lindo que é educar.Continue assim e um beijo no seu coraçao, que Deus te ilumine sempre.........amém!!!
MUITO BOAS SUAS SUGESTÕES... ADOREI.. VAI ME AJUDAR MUITO... GRATA... DEUS ABENÇÕE.. CLÁUDIA.
oi, gostei muito. sou voluntária em uma creche, e essas atividades, vão me ajudar bastante. abraços! Nadja.
Nossa seu blog é ótimo, estava precisando de umas ideias e pude montar meu planejamento tudo com suas dicas...parabéns!
Oi adorei as suas dicas.Não sou professora mas não sabia o que fazer com minha filha e procurei na net, ela tem 3 anos.Obrigada agora já sei como devo me comporta quando ela me chamar para brincar,Bjs.
Suas publicações são ótimas e me ajudarão tanto na igreja como nos planos de aula para a faculdade de pedagogia.
Muito obrigado Deus te abençoe.
Tia Lú
Ministério Restauração da Fé(Barueri)
Adorei as atividades vai me ajudar muito no meu planejamento de aula.Obrigada e que Deus te abençoe sempre.
TEREZA,
GOSTEI MUITO DAS ATIVIDADES SE POSSÍVEL QUALQUER NOVIDADES, PODE POSTA NO MEU EMAIL. OBRIGADA
Nossa sua dicas são incriveis...
estou trabalhando todas com o meu principe....
Obrigada
Adorei tudo o que li.Estava muito perdidada como poderia estar trabalhando com crianças nessa idade e com as suas ideias vi que é possivel desenvolver muitas coisas. Obrigado por me dar uma luz
Olá, Tenho um filho de dois anos e não consegui vaga em creche ainda e estava procurando atividades que estimulem crianças da idade dele. Muito obrigada, adorei as idéias e vou utiliza-las com certeza. que Deus abençoe.
Todas as atividades são maravilhosas vão me ajudar a planejar as aulas com mais criativdade.
oi Lay adorei suas sugestões,vão me ajudar no meu dia a dia com minhas crianças da creche. só ñ gostei do comentário feito no inicio do seu blog. Que está escrito que somente os evangêlicos podem ter acesso as atividades. Me sentir excluída.Tenho certeza que que o meu Deus é o mesmo que o seu.Pois eu tenho a certeza que o meu Deus ñ tem descriminação.porque ele morreu por nossos pecado. A paz de JESUS para vc.
oi Lay adorei suas sugestões,vão me ajudar no meu dia a dia com minhas crianças da creche. só ñ gostei do comentário feito no inicio do seu blog. Que está escrito que somente os evangêlicos podem ter acesso as atividades. Me sentir excluída.Tenho certeza que que o meu Deus é o mesmo que o seu.Pois eu tenho a certeza que o meu Deus ñ tem descriminação.porque ele morreu por nossos pecado. A paz de JESUS para vc.
oi Lay adorei suas sugestões,vão me ajudar no meu dia a dia com minhas crianças da creche. só ñ gostei do comentário feito no inicio do seu blog. Que está escrito que somente os evangêlicos podem ter acesso as atividades. Me sentir excluída.Tenho certeza que que o meu Deus é o mesmo que o seu.Pois eu tenho a certeza que o meu Deus ñ tem descriminação.porque ele morreu por nossos pecado. A paz de JESUS para vc.
gostei muito das dicas, trabalho em um abrigo etinha dificuldades de fazer brincadeiras valeu !
adorei as dicas, trabalho em um abrigo e tinha dificuldades de fazer atividades com minhas crianças valeu!
Oii, ajudou-me imenso, parabens pelo seu trabalho! bj
olá, amei as suas dicas são muito boas... Vou copiar um monte... obrigada...
olá, suas atividades são boas, foram de grande ajuda, vou copiar um monte! bjinhos
olá!
adorei todas as brincadeiras, esses sites ajudam muito as pessoas q tem filhos e não sabem o q fazer para incentivar.Ah e também para fazer com os meus alunos, afinal foi assim q descobri este site...continue assim =-) bjus
Olha adorei seu blog,me ajudou muito nesse início de ano com minha sala de aula,vou visitar sempre.Deus abençoe vc.
Ameeeeeeeeiiiiiiiiii ;todas essas dicas vão min ajudar bastante beijinhos, que a paz do nosso salvador esteja contigo sempre.
Oi as dicas postadas são ótimas... irão me ajudar muito pois vou trabalhar com crianças até 2 aninhos!!!
valeu
Amada!
Suas atividades vieram como um socorro nesse momento.
Estou com uma turma de 3 anos e não tenho muita experiência na educação infantil.
suas dicas vão me ajudar muito.
Deus lhe abençoe
Laura
Amada!
Suas atividades vieram como um socorro nesse momento.
Estou com uma turma de 3 anos e não tenho muita experiência na educação infantil.
suas dicas vão me ajudar muito.
Deus lhe abençoe
Laura
Amada!
Suas atividades vieram como um socorro nesse momento.
Estou com uma turma de 3 anos e não tenho muita experiência na educação infantil.
suas dicas vão me ajudar muito.
Deus lhe abençoe
Laura
Olá Lai! sou nova nesta área acabei de assumir uma vaga em minha cidade Caieiras-SP como educadora trabalho com crianças de até 2 anos adorei as sugestões vou mostrá-las a minha coordenadora e recebendo um ok farei a grade com elas Deus te ilume para nos guiar com mais aprendizados,abraços.
Olá sou a Lú, adorei suas dicas me ajudaram muito acabei de assumir uma sala do Maternal. estava pesquisando atividades para essa faixa etária e encontrei você.
Ajudaram-me demais suas dicas.
Deus a abençoe nessa jornada!!!
Olá sou a Lú, adorei suas dicas me ajudaram muito acabei de assumir uma sala do Maternal. estava pesquisando atividades para essa faixa etária e encontrei você.
Ajudaram-me demais suas dicas.
Deus a abençoe nessa jornada!!!
adorei suas dicas vou trabalhar essas atividades na creche as crianças iraõ gostar
adorei suas dicas vou trabalhar essas atividades na creche as crianças iraõ gostar
Adorei . . . encontrei aqui tudo que precisava! Parabéns :)
Adorei . . . encontrei aqui tudo que precisava! Parabéns :)
Adorei . . . encontrei aqui tudo que precisava! Parabéns :)
ANA MARIA
Que brincadeiras maravilhosas!!!!!! adorei. Vou trabalhar essas atividades e tenho certeza que as crianças também iraõ gostar. Parabéns.
Ana maria
amei, vou usar durante a escola de ferias com os alunos....Parabens...
parabéns,muito obrigado me ajudou muito vou usar na escola...
Reijane o m
parabéns,muito obrigado me ajudou muito vou usar na escola...
Reijane o m
Parabéns, o blog é maravilhoso. As atividades me ajudarão muito :)
Obrigada
Que legal!
Sou mãe de um menino de 3 aninhos e vou usar suas idéias para termos tempo de qualidade, aprendizado e diversão juntos. O que é muito mais enriquecedor que largar ele na frente da TV.
Obrigada. Francis
Adorei suas orientações. Irá me ajudar muito!
Nota 1000 para você!
Ola,me chamo Marcia e tenho uma bebe que tem 3 anos e 6 meses,e tem atraso na fala ainda não temos certeza se ela e tdah imperativa lenta mais aos poucos ela esta falando mas no meio da fala ela acaba falando bdbdbdbdbdbd e não consegue mais falar,estamos levando ela ao fono e trocamos ela de escola,voce sabe de alguma atividade que eu possa fazer com ela em casa para ajudar no desenvolvimento dela?
Ola,me chamo Marcia e tenho uma bebe que tem 3 anos e 6 meses,e tem atraso na fala ainda não temos certeza se ela e tdah imperativa lenta mais aos poucos ela esta falando mas no meio da fala ela acaba falando bdbdbdbdbdbd e não consegue mais falar,estamos levando ela ao fono e trocamos ela de escola,voce sabe de alguma atividade que eu possa fazer com ela em casa para ajudar no desenvolvimento dela?
Parabéns pelas atividades!!
Muito bom. São excelentes planos de aulas. Obrigada pelas dicas.
òtimas brincadeiras... gostei muito do blog parabéns!! https://professoresherois.com.br
Postar um comentário