quarta-feira, 22 de agosto de 2007

PASSEIO NA FLORESTA

PASSEIO NA FLORESTA

CONVITES - Os convites poderão ser confeccionados em papel camurça verde, tendo o formato de uma folha, conforme mostra a ilustração. Para ficarem resistentes, o papel camurça deverá ser colado sobre cartolina verde.

ORNAMENTAÇÃO

1ª sugestão - A sala onde será realizada a festa poderá ser ornamentada com samambaias, coqueirinhos, antúrios, enfim, diversos tipos de plantas naturais, tendo como objetivo criar um ambiente de floresta. O centro da sala e um dos lados, no entanto, deverão ficar livres para a realização das brincadeiras.

2ª sugestão - Fazer toda a ornamentação com papel. Recortar árvores, flores, frutas, animais e outros elementos em papel glacê, camurça ou cartolina e montar uma linda floresta. Nada impede que sejam usadas também algumas plantas naturais.
Usando a criatividade e o bom gosto, será possível criam um lindo ambiente, e a festa será inesquecível.

RECEPÇÃO - Duas meninas vestidas com roupas próprias para safári, confeccionadas em papel crepom marrom claro, e usando chapéu, deverão estar à porta, dando as boas-vindas aos convidados. As duas recepcionistas deverão afixar às costas de cada participante um pedaço de fita gomada com o nome de um animal, explicando que, durante a primeira brincadeira, cada pessoa ficará sabendo que nome recebeu.

PALAVRA DE BOAS-VINDAS - O responsável ficará com esta parte do programa.

IDENTIFICAÇÃO DOS CONVIDADOS - Cada criança da igreja deverá apresentar o seu convidado.

BRINCADEIRAS - Seguem algumas sugestões.

IDENTIFICANDO O ANIMAL - Em duplas, através de gestos e expressões faciais, cada participante procurará imitar o animal cujo nome estiver às costas do seu companheiro, que tentará descobrir qual é.

CUIDADO ONDE PISA - Formar dois grupos. Antes de iniciar a brincadeira, o dirigente explicará que, segundo os estudiosos, sob a sola da bota de alguém que se aventure a fazer ma excursão pela Amazônia, podem estar até 1500 diferentes espécies vegetais e animais, muitas das quais ainda não foram estudadas. Cada grupo escolherá representantes, que tentarão “viajar pela Amazônia” sem destruir nenhuma espécie vegetal ou animal. Para representar a vegetação rasteira a ser protegida, no chão, espalhar pedaços de papel verde, fixando-os com durex. Pequenos espaços livres deverão ser deixados, o suficiente para que os participantes possam apoiar a ponta dos pés. Vencerá o grupo que tiver o maior número de representantes cuidadosos, isto é, que tenham atravessado a floresta sem pisar na vegetação.

CAÇADOR INDESEJÁVEL - Os participantes estarão dispostos em círculo, com os braços estendidos ao longo do corpo ou para trás, representando a floresta. Entre os participantes, deverá haver um espaço equivalente à largura do corpo de um deles. No centro do círculo, ficará o caçador, e fora, o guarda-florestal. Dado o sinal de fora do círculo, fazendo caminhos complicados e passando por entre os companheiros. O guarda deve seguir exatamente o percurso do caçador, para não ter que ceder o lugar a outro. Apanhado o caçador, outro é escolhido para substituí-lo, e a brincadeira recomeça. Os participantes que formarão o círculo não poderão interferir na corrida. Se o guarda custar a pegar o caçador, poderá receber ajudantes, um de cada vez. O dirigente indicará os ajudantes.

AVE SEM NINHO - Grupos de três elementos ficarão espalhados pela sala. Em cada grupo, dois elementos dar-se-ão as mãos, para formar o ninho, enquanto que o terceiro ficará no centro, representando a ave. Haverá uma ave sem ninho e uma ave perseguidora. A um sinal dado, a perseguidora tentará pegar a que estiver sem ninho. Esta, para livrar-se, entrará num dos ninhos, e a ave que estiver dentro terá de sair, passando a ser a ave perseguida. Se a ave sem ninho for tocada pela perseguidora, deixará de ser a ave perseguida e passará a ser a ave perseguidora. Quem conseguir chegar ao final de cinco minutos sem ter sido ave perseguidora será vencedor. A brincadeira pode prosseguir com a formação de novos ninhos e troca de papéis.

ANIMAL MISTERIOSO - Os jogadores formarão um círculo. Um jogador escolhido ou voluntário sairá da sala. O grupo escolherá o nome de um animal. O jogador retornará à sala e procurará adivinhar o nome do animal escolhido. A chave para adivinhar será a seguinte: o dirigente dirá vários nomes de animais. Antes de mencionar o nome escolhido pelo grupo, dirá o nome de um animal no diminutivo. O dirigente revelará a chave para descobrir o animal misterioso somente ao primeiro jogador. Os demais jogadores procurarão descobrir durante a brincadeira. Quem for descobrindo não deverá revelar a chave.

ENFEITANDO A NATUREZA - Formar duas filas paralelas, cada uma com o mesmo número de jogadores. Numa das paredes da sala deverão estar afixadas duas folhas de cartolina, tendo em cada uma o desenho de um tronco de árvore. Perto de cada cartolina, deverá haver uma cadeira, sobre a qual estarão folhas e flores para serem coladas acima de cada tronco, formando a copa da árvore. Em cada cadeira deverá haver o mesmo número de folhas e flores. O dirigente entregará um rolinho de fita durex ao primeiro jogador de cada fila. A um sinal dado, o primeiro jogador de cada fila iniciará o jogo, saindo do seu lugar e correndo até a cadeira para apanhar uma flor ou folha e afixá-la na copa da árvore, usando fita durex. Em seguida, voltará correndo e entregará a fita ao próximo jogador da fila, que deverá proceder da mesma maneira. Nenhum jogador deverá sair do seu lugar na filha antes de ter recebido a fita. Vencerá o grupo que primeiro conseguir colar todas as folhas e flores.

EM DEFESA DA NATUREZA - Formar grupos de quatro ou cinco elementos e entregar a cada um deles meia folha de cartolina e três pincéis atômicos de cores diferentes. Cada grupo deverá confeccionar um cartaz em tono do tema “Em defesa da Natureza”. Uma comissão julgadora escolherá o melhor cartaz. O resultado será anunciado após o lanche, e o grupo vencedor receberá um prêmio. Os cartazes serão expostos para a apreciação de todos os presentes.
DEVOCIONAL - O responsável pelo programa poderá dirigir.

CÂNTICOS - Deixar que os participantes escolham.

LEITURA BÍBLICA - Salmo 104:24

MEDITAÇÃO - Poderá convidar alguém para falar sobre a importância da preservação da natureza. No final, todos poderão ser incentivados a plantar alguma semente, mesmo que seja num vaso.

LANCHE - Para o lanche, sugerimos que seja servida uma salada de frutas. Cada criança poderá colaborar com um tipo de fruta.

ENCERRAMENTO - Divulgar o grupo vencedor da brincadeira “Em Defesa da Natureza”. Dar uma pequena lembrança a cada membro do grupo.

LEMBRANÇA - Cada participante deverá receber um pequeno envelope com algumas sementinhas de flores. Todos serão desafiados a plantar as sementinhas recebidas.

2 comentários:

tia lay disse...

ESSE TEXTO FOI TIA ADI DA COMUNIDADE QUE ME ENVIOU.

OBRIGADA AMIGA.

CINARA disse...

AMEI ! VC E REALMENTE INSPIRADA POR DEUS ,CONTINUI ASSIM FICA NA PAZ!