quarta-feira, 22 de agosto de 2007

FESTA COM PIPOCA

FESTA DA PIPOCA

Como a Festa da Pipoca é para ser realizada com as crianças de uma congregação, de um ponto de pregação ou da vizinhança da igreja. Poderá ser promovida num sábado à tarde.

PREPARATIVOS -

CONVITES - Poderão ter o formato de pequenos cartões, confeccionados em cartolina vermelha de dupla face. Ficarão mais atraentes se forem enfeitados com pipocas coladas.

ARRUMAÇÃO DA SALA - As cadeiras deverão ser colocadas em forma de círculo, de tal maneira que fique um grande espaço livre para as brincadeiras. Na parede principal, colocar um grande cartaz com seguintes dizeres: “FESTA DA PIPOCA - SEJA BEM-VINDO”. O fundo do cartaz poderá ser vermelho, e as letras poderão ser recobertas com pipocas coladas.

LANCHE - Antes do início da festa, preparar saquinhos de pipocas para o lanche. Com as pipocas, servir refresco em copos de papel.

MATERIAL NECESSÁRIO - Milho de pipoca, cartolina vermelha de dupla face para os convites e o cartaz de boas-vindas, pincéis atômicos, cola, tesoura, uma folha de cartolina branca, vários lápis, folhas de papel ofício, refresco, copos de papel e saquinhos de papel para servir as pipocas.

PROGRAMA - SUGIRO AS SEGUINTES PARTES:
1 - Período de cânticos
2 - Brincadeiras
3 - Período devocional
4 - Lanche
5 - Encerramento

EXECUÇÃO

PERÍODO DE CÂNTICOS - sugiro de seja cantados cânticos sobre a natureza. Do livro Cânticos para Crianças, destacamos: O Mundo de Deus n.º.5- Deus Mandou o Sol Brilhar n.º.205 - Quem fez as lindas flores? N.º 206- - As árvores balançam n.º 209 etc.
Os cânticos poderão ser ilustrados em pequenos cartazes, para que todas as crianças possam ler a letra e cantar.

BRINCADEIRAS

DESENHANDO UMA PIPOCA - Cada jogador receberá uma folha de papel ofício em branco e um lápis. A um sinal dado, todos começarão a desenhar uma pipoca. Encerrado o tempo, deverão entregar o desenho como estiver. Uma comissão julgará os desenhos. O nome do vencedor deverá ser anunciado no final da festa. Como prêmio, o vencedor levará para casa um saquinho de pipocas.

JOGANDO PIPOCAS - Os jogadores, cinco de cada vez, ficarão alinhados, um ao lado do outro, tendo uma pipoca na mão. A um sinal dado, todos jogam a pipoca para frente. O que conseguir jogar a pipoca mais distante da linha em que se encontram os jogadores será o vencedor. No final, deverá ser feita uma jogada eliminatória com os vencedores de cada grupo. Assim, será escolhido o vencedor, que deverá ser aplaudido por todos. Como prêmio, receberá um copo de refresco.

ENCHENDO O SAQUINHO DE PIPOCAS - Numa folha de cartolina branca, desenhar um saquinho de pipocas vazio, conforme mostra a ilustração. Cada jogador receber uma pipoca e, com os olhos vendados, procurará colá-la sobre o desenho, não podendo ser fora nem sobre as suas linhas. Quando o jogador estiver pronto para colar a pipoca, a dirigente passará um pouco de cola na pipoca. Aqueles que conseguirem colar a pipoca no interior do desenho serão aplaudidos e, como prêmio, receberão um punhado de pipocas para comer.

CORRIDA DE PIPOCAS - Formar dois grupos com o mesmo número de jogadores em cada um. Cada grupo deverá receber uma colher de sopa. Marcar um ponto de chegada. As pipocas, 15 para cada grupo, ficarão separadas sobre uma mesa. Chamar um elemento de cada grupo, dando início à brincadeira. O jogador deverá levar a pipoca sobre a colher até o ponto de chegada. Voltando, entregará a colher ao jogador seguinte e irá se colocar no final da fila. O jogador que receber a colher deverá levar outra pipoca até o ponto de chegada, dando prosseguimento à brincadeira. O grupo que conseguir transportar todas as pipocas em menos tempo será o vencedor e, como prêmio, terá o direito de receber o lanche em primeiro lugar.

À PROCURA DE PIPOCAS COLORIDAS - Usando pincel atômico, colorir 10 pipocas: tr6es verdes, três amarelas, tr6es azuis e uma vermelha. Antes do início da festa, esconder as pipocas em diversos pontos da sala. Na hora da brincadeira, formar duplas entre os jogadores. A um sinal dado, as duplas sairão à procura das pipocas coloridas. Para cada cor, atribuir um valor diferente. Assim: um ponto para verde, dois pontos para a amarela, tr6es pontos para a azul e 10 pontos para a vermelha. Será vencedora a dupla que conseguir fazer o maior número de pontos. Como prêmio, cada vencedor receberá um saquinho de pipocas a mais na hora do lanche.

ESSE TEXTO FOI UM PRESENTE DE TIA ADI DA COMUNIDADE.
VALEU AMOR.
PAZ

Um comentário:

sonia soares disse...

Bom dia a todos e quero que saibam esse cronograma de festa é bem simples e sem a menor preocupação é fácil e de fácil entendimento também assim tantos os titios(as) quanto os pequeninos participarão sem dificuldades.